Coluna do D.A 31/08/2025
- Danilo Augusto

- 31 de ago. de 2025
- 3 min de leitura
Fortes emoções
Bragança vive mais uma edição da Semana da Pátria. O evento faz parte da história esportiva do município e começou em 1968 com jogos na antiga quadra da Escola Estadual Monsenhor Mâncio Ribeiro (atual Liceu de Música), no centro de Bragança. Seus idealizadores foram: Tenente Edir do Couto, Gerson Guimarães, Marcel Braun, Emílio Dias Ramos (já falecidos) e Luiz Maria Soares. Inicialmente, os jogos envolviam escolas e instituições. Os clubes só passaram a disputar as competições em meados dos anos 70.
Clássico paraense
Atualmente, a Semana da Pátria reúne clubes amadores, escolas, faculdades, instituições, órgãos públicos, entidades e associações e possui a chancela das federações estaduais de futsal, voleibol, basquetebol, handebol e judô. Pela primeira vez na história do evento será realizado um clássico entre Remo e Paysandu válido pelo Campeonato Paraense de Futsal Adulto.
Segurança
Órgãos de segurança já reuniram para traçar o plano de ação para o encerramento dos jogos no dia 6 de setembro no Corolão. O 33º Batalhão de Polícia Militar enviou ofício para a coordenação dos jogos e para a administração do ginásio com demandas a serem cumpridas e adequações para prevenir possíveis ocorrências.
Inovações
A cerimônia de abertura da 56ª Semana da Pátria apresentou inovações como o traslado de dois fogos simbólicos. O primeiro com saída do Tiro de Guerra de Bragança passando pelo Anel Viário, SENAI, Rotatória do Trevo, Avenida Nazeazeno Ferreira, Casa da Cultura e Liceu de Música e o segundo com saída da Vila-Que-Era, Rio Caeté, Portinho da Aldeia, Complexo Rosa Blanco, Cruzeiro da Aldeia, Praça da República (Feira Livre) e Liceu de Música.
Clubes
O torneio de futsal interclubes é um dos mais valorizados da região e vai reunir centenas de atletas em várias categorias. Quanto ao futsal adulto várias equipes fizeram investimentos em estrutura, mídia, contratações e movimentaram a economia local.
Amigos da Cevada
O time Amigos da Cevada conta com nomes como: Popó, Cabinho, Sávio, Jean, Marcos Antônio, Antônio Júnior, Everton, Zequinha, Dudu Ourém, Adriano Afro e Canhoto (natural de São Paulo e jogou recentemente a Kings League). A Cevada busca o título inédito.
Time do Povo
O Miizuno terá Batata, Igor Paulo (SP), André Vandinho (Esmac), Luan (MT) entre outros. Dirigentes se mobilizaram para contratar reforços. O rubro-negro é o atual campeão do torneio adulto da SP, possui 5 títulos (2013, 2017, 2022, 2023, 2024) e é tricampeão consecutivo. Caso conquiste a SP deste ano se igualará ao tradicional ACB (Atlético Clube Bragantino) que foi fundado nos 70 e é hexacampeão da SP (1985, 1994, 1999, 2000, 2001 2002 e que foi tetracampeão consecutivo.
Arena
A Arena conta com Felipe Bastos, Loloca, Netinho Mocajuba, Renato Filho, Danilo Gomes, Silvinho, entre outros. Gigante não foi liberado pelo São João do Jaguaribe e não participará desta Semana da Pátria. Tchuca (lesionado) é outro que não atuará pela Arena..
Rádio Bragança
A Rádio Bragança está de volta à cobertura dos jogos da Semana da Pátria com multitransmissão (site, aplicativo e You Tube). Faça sua inscrição no canal da emissora e ative o sininho para receber as notificações. A equipe comandada pelo comunicador Danilo Augusto conta com os reforços dos narradores Pedro Paulo Durinho, Jorge Anderson e pelo bragantino Cláudio Guimarães, todos consagrados pelo público esportivo paraense. Além disso, a emissora terá a participação especial da jornalista bragantina Tamires Porteglio com a garantia da informação precisa. A equipe técnica da emissora também já está pronta para a cobertura do maior evento da região.








Comentários